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Quadro de MTB, Aluminio ou Carbono


Quadro de carbono ou  de alumínio?
Quando pensamos em quadros de Mountain Bike, 99% das vezes  referimo-nos à escolha entre Carbono ou Alumínio, mesmo havendo outros tipos, como de titânio, aço – e mais recentemente grafeno.
Para explicar essa escolha da forma mais simplificada possível, i pontuaremos individualmente detalhes dos quadros de Alumínio e de Carbono.


Quadros de Alumínio



Quadros de alumínio compõem maior parte da oferta de quadros de mountain bike. E não é à toa: é um material muito fácil de ser manuseado na produção e também significantemente barato de se fabricar.
Quando se começou a fabricar quadros de alumínio, seu desenho obedecia exatamente as mesmas especificações de fabricação de um quadro de aço – e por consequência, o quadro de alumínio tinha somente 1/3 de sua resistência.
Com o passar dos anos, os quadros de alumínio receberam inúmeras melhorias, sendo reforçados onde realmente era necessário e suavizados em partes não tão demandadas numa pedalada.
É importante dizer que os quadros de alumínio da atualidade contém outros elementos na sua composição, como magnésio, ferro, cromo, zinco, entre outros.
A fabricação de um quadro de alumínio é um processo muito mais rápido que o do de fibra de carbono. Basicamente todos os tubos do quadro são construidos em série, cortados e depois unidos por solda.

Quadros de Fibra de Carbono



Os quadros de fibra de carbono começaram a ganhar popularidade há pouco tempo. Foi em 1998 que o mítico Marco Pantani se tornou o último vencedor da história do Tour de France utilizando uma bike de alumínio.
De lá pra cá, todos os vencedores pedalaram em bikes com quadros de fibra de carbono.
Como o Tour, mesmo para o Mountain Bike, é um grande celeiro de testes de tecnologias, empresas começaram a viabilizar a construção de quadros de fibra de carbono no mountain bike também. A novidade pegou e hoje os atletas de ponta correm com bikes nesse material.
A fibra de carbono é basicamente um tecido.  Entrelaçadas em uma forma de rede, elas tornam-se um dos melhores materiais que se tem conhecimento quando fazemos a comparação  peso vs. resistência vs. facilidade de produção.
Para fabricar um quadro, as fibras são “costuradas” e por isso não vemos soldas e marcas de conexão no quadro como vemos no alumínio.
Vale a pena dizer também que quem fabrica a fibra em si não são Trek, Cannondale e companhia. Existem 5 grandes fabricantes de fibra de carbono – todas localizadas na Ásia – que vendem para todas as grandes marcas de bike.
A produção desses fabricantes é tão monstruosa que o mesmo fornecedor de fibra de carbono da Felt, por exemplo, é a que fornece para a Boing e Airbus. Em outras palavras: o que dita a qualidade do quadro não é a fibra – pois todas vêm praticamente do mesmo fornecedor – mas sim quem a monta.

Quadro de fibra de carbono X alumínio

Já vimos os aspectos gerais dos dois tipos de materiais. Está na hora de comparar carbono x alumínio, os dois tipos predominantes de quadro de mountain bike. Para essa tarefa, analisamos 5 “rounds” onde se compara um aspecto diferente da fabricação dos quadros. São eles:

  1. Peso;
  2. Resistência;
  3. Durabilidade;
  4. Preço
  5. Conclusão 
IMPORTANTE: imagine que estou a comparar dois quadros de qualidade comprovada. Imagine dois Scotts ou dois Giants originais ou dois Trek ou seja qual a marca desejada por cada um.


1- Peso

Ao falar em peso, certamente estamos a entrar num dos principais benefícios do quadro de fibra de carbono. Como visto acima, o quadro em carbono é basicamente uma grande costura de um material excepcionalmente leve.
O quadro de alumínio é naturalmente mais pesado. A sua construção requer a união de peças com solda e é necessário mais alumínio para dar a mesma consistência que um quadro de carbono.
Quadros de carbono chegam a pesar 50% a 80% menos que quadros de alumínio
Ponto para quadro de fibra de carbono!

2- Resistência

Ao contrário do que se pensa, o quadro de fibra de carbono é muito resistente –  não vai saltar de uma certa altura e ao aterrar no chão partir o quadro em 3. O quadro de carbono é fabricado para ter as partes mais demandadas sendo hiper resistente, enquanto partes menos demandadas sendo mais frágeis – e portanto mais leves.
Exemplo de um Trek de carbono onde as partes pintadas em vermelho são as mais resistentes do quadro:

No entanto, apesar do quadro de fibra de carbono ser bastante flexível onde deve ser flexível no pedalar, a sua flexibilidade é pequena no que diz respeito a choques em áreas que não foram desenhada para receber um choque.
Ou seja,  numa trilha com a bike de carbono, provavelmente não terá problema nenhum – talvez seja até mais suave. No entanto, transportar uma bike de carbono no carro  sem embalar muito bem embalado já é um risco – não que o quadro seja mau, mas simplesmente não foi desenhado para levar uma pancadas na lateral.
Enfim, isso faz também do quadro de alumínio a melhor opção entre os dois para usar sua mountain bike em cicloviagens. Definitivamente preferiria colocar para transportar no meu carro um quadro de alumínio que um de carbono.
E é por isso que, por ser muito mais flexível, o quadro de alumínio ganha este round.
Ponto para o quadro de alumínio;

3- Durabilidade

Os quadros de carbono não têm natureza metálica e, portanto, não corroem/enferrujam. Ao contrário do que muito se diz, o quadro também pode ser reparado caso aconteça uma quebra – não sai barato, mas não é impossível.
Quadros de alumínio são naturalmente já não contam com essa vantagem.
Ponto para o quadro de fibra de carbono;

4- Preço

Já se sabe quem ganha aqui, não é? Quadros de alumínio são significantemente mais baratos que quadros de fibra de carbono ( comparando quadros de uma mesma marca e que seja uma marca confiável!!!).
A produção do quadro de alumínio é muito mais simples e rápida que a do quadro de fibra de carbono e, consequentemente, muito mais barata. Indiscutível campeão aqui.
Ponto para o quadro de alumínio;

5- Conclusão

Temos por fim,a conclusão. De modo geral, podemos dizer o seguinte:
1- Peso: ponto para fibra de carbono;
2- Resistência: ponto para alumínio;
3- Durabilidade: ponto para fibra de carbono;
4- Preço: ponto para alumínio.
Resultado 2×2 é empate, mas tudo depende do que cada um pretende comprar e do orçamento. Como fator de desempate podemos ter  em conta o seguinte:
  • O pedalar é basicamente recreativo e  também vai fazer cicloviagens em que o quadro vai ser sujeito a um mau embalamento/acondicionamento, pancadas na lateral e bastante peso? Compre um quadro de alumínio.
  • Precisa entrar numa corrida para ganhar e o peso faz toda diferença, a viagem de bike é algo curto, de 1 a 4 dias no máximo?Opte por quadro de fibra de carbono
  • Quer fazer isso tudo mas o orçamento é mais curto? Alumínio
A mensagem a passar com esse artigo é: não é uma escolha basicamente entre o modelo mais caro e o mais barato.
Cada quadro tem a sua função e desempenho, mesmo tendo um enorme orçamento não compraria um quado de carbono se fosse para fazer cicloturismo/cicloviagens onde teria de "sujeitar" o quadro a mau acondicionamento de transporte ou a viajar com alforges pesados, mas se fosse para competição e o acondicionamento do quadro fosse o ideal então optava pelo de carbono, em suma, se tivesse um grande orçamento comprava um de cada!!!


Fonte:
https://www.aventrilha.com

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