Header Ads

Roda 26, Roda 27,5 ou 29?

tamanho roda

Roda 26, Roda 27,5 ou 29 – Qual o melhor tamanho de roda?


Aqui temos um dos assuntos com mais discussão no nosso núcleo de praticantes!!!


A indústria dos fabricantes de bicicletas está em constante evolução, e tanto as bicicletas como os respectivos materiais construção evoluíram na leveza e eficiência de algumas peças. A maior mudança conceptual dos últimos tempos, foi as marcas de bicicletas passarem a oferecer bicicletas em outros tamanhos. Surgiram as roda 27,5" e as roda 29".

Tamanho de Rodas


O Mountain bike vive hoje um grande momento de transformação. Por muito tempo as bicicletas de Mountain Bike eram apenas disponíveis com rodas no tamanho de 26 polegadas. Isso se explica pois na época da criação das mountain bikes esse era o formato de aro mais comum e na época só existiam pneus largos nesse tamanho. Hoje a indústria evolui e temos uma infinidade de aros, pneus, suspensões e quadros que comportam diferentes tipos de roda. Então porque não experimentar?

Roda 29


As Bicicletas Aro 29 vivem uma verdadeira febre no momento. Se as primeiras aro 29 tinham alguns problemas, as bicicletas 29, hoje são bem diferentes: ágeis, leves e rápidas.

Com rodas maiores fica mais fácil de passarmos sobre obstáculos. Rodas maiores oferecem também uma maior área de contacto com o solo o que ajuda nas curvas, na travagem e na tracção em terrenos difíceis.


Na descida, as rodas 29 também levam vantagem sobre as rodas 26 pois descem mais rápido e mantém mais facilmente a velocidade conquistada.

Hoje temos rodas de aro 29 quase tão leves quanto as aro 26 o que aproxima muito o desempenho das duas bicicletas.

Uma das desvantagens das primeiras aro 29 era que as 29 não eram tão rápidas nas curvas e um pouco desajeitadas em single tracks muito fechados. Os fabricantes hoje conseguiram mudar a geometria da bicicleta deixando-a bem mais rápida.

Desvantagens das 29"


As 29 são um pouco mais pesadas do que as 26, nas subidas, é importante atacar a subida com mais velocidade pois as rodas 29 são melhores de manter a velocidade. Em subidas mais íngremes isso pode ser uma desvantagem se o atleta deixar a velocidade cair muito e tiver que reacelerar.

Outra desvantagem das aro 29, é para alguns ciclista menores que não se sentem confortáveis nas aro 29. Esse foi o caso do Nino Schurter que não se sentia confortável na 29 e pediu que a Scott desenvolvesse um aro intermediário, dái surgiu todo o buzz das 27,5.

E as 27,5”?


27,5

E os fabricantes que apostam nessa medida, afirmam que a 27,5 ou 650B é a resposta para os problemas das MTB. Segundo o que afirmam as 27,5 teriam as vantagens de dirigibilidade de uma roda 26 com algumas das vantagens das aro 29.


Segundo alguns testes comparativos, todos os tamanhos de rodas têm as suas vantagens e desvantagens:
  • No BTT o peso é dos factores com maior relevo, depende sempre da modalidade, mas quase sempre temos de ultrapassar subidas com inclinações muito elevadas. Neste momento uma roda 29” é aproximadamente 12% mais pesada que uma 26” e uma 27,5” é apenas cerca de 5%, por isso as diferenças não são significativas. 
  • Quando o assunto passa para a ultrapassagem de obstáculos as rodas 29 aqui estão em vantagem, pois conseguem ultrapassar o mesmo obstáculo 6% mais eficazmente que uma 26” enquanto que uma 27,5” é de apenas 4%. Parecem ser valores reduzidos, mas fazem toda a diferença quando o que queremos é chegar ao fim mais rápido, por outro lado temos o factor conforto que também é aumentado. 
  • A tracção é talvez o aspecto mais importante, pois é com ela que conseguimos impulsionar a bicicleta ao pedalar, por outro lado é um factor muito importante no que toca à segurança e estabilidade da bicicleta. As rodas 29” oferecem uma vantagem de cerca 50% em relação a umas 26” mas em relação a uma 27,5” a diferença reduz-se até uns 33%. 
  • Em termo de conclusão,não é por acaso que as bicicletas de roda 29” são as mais comercializadas em Portugal, por um lado o maior numero de utilizadores de bicicletas de BTT, escolheu a modalidade de XCM (Maratonas), por outro lado, excluindo o factor peso as rodas 29” são as que mais vantagens trazem aos utilizadores. São as que oferecem melhor tracção, tanto em rectas como em subidas, melhor estabilidade e segurança, mais facilidade em ultrapassar obstáculos como pequenos buracos e raízes. 
  • Mas, não nos podemos esquecer do factor manobrabilidade, se por um lado a roda 29” ganha em quase todos os aspectos, perde largamente no que respeita a este aspecto. Se precisamos de uma bicicleta ágil e fácil de manobrar, aqui a melhor opção é sem sombra de duvida uma 27,5”, pois tem praticamente a mesma manobrabilidade de uma 26” e ainda tem alguns aspectos positivos das rodas 29”. Não é por acaso que quase 100% das bicicletas de Trail, Freeride e DH estão equipadas com rodas 27,5”. 

Fontes:
http://santiagobikes.com
http://www.espiritooutdoor.com/

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.