Header Ads

Dicas de limpeza da bicicleta de BTT


Os praticantes de BTT gostam de andar por uma larga variedade de paisagens, por isso, é inevitável a acumulação de detritos e sujidade provenientes da passagem da bicicleta por terrenos lamacento, arenosos, argilosos… Toda uma gama de terrenos cujas características resultam numa bicicleta imunda.

limpeza bicicleta

No entanto,a limpeza e manutenção das bicicletas reflectem-se para além do aspecto estético no seu rendimento. Além de todos os desportistas gostarem de manter os seus equipamentos imaculados, estes cuidados ajudam igualmente a prevenir problemas na estrutura, como o aparecimento de ferrugem ou o ressequimento dos pneus.

Deste modo, segue-se uma lista de 4 cuidados a ter ao limpar bicicletas de BTT, tão indispensáveis para ciclistas mais leigos quanto para os profissionais:

1 – Limpar os cabos de suspensão com uma escova


Uma vez que os cabos de suspensão de uma bicicleta se encontram perto da roda motriz, há que ter especial cuidado com a acumulação de sedimentos nos seus pivots. A sua limpeza deve ser feita, por exemplo, com uma escova. Caso contrário, pode-se correr o risco de desgaste prematuro destas peças.

2 – Retirar lama solidificada dos pedais


Depois de quilómetros e quilómetros realizados em contacto com os pés do ciclista, ainda por cima tratando-se de peças que quase rasam o solo, os pedais acabam por ser das partes que se notam mais sujas ao regressar a casa.


Regra geral, os pedais das bicicletas de BTT, com o seu formato recortado e pormenorizado, acumulam camadas de lama e areias várias entre as suas fissuras que, quando não são limpas na hora, podem solidificar e tornar-se mais difíceis de remover. Deste modo, assim que possível, é aconselhado que sejam raspadas com a ponta de uma faca, de um canivete ou qualquer outro objecto pequeno o suficiente para caber entre a forma dos pedais.

3 – Lavar a lama acumulada na corrente – e oleá-la!


Tal como nos pedais, os detritos acumulados na corrente de uma bicicleta são bastante difíceis de limpar. Por isso, mais uma vez, aconselha-se a utilização de escovas ou pequenos objectos mais afiados que caibam entre as peças. Depois deste primeiro passo, é normal que a corrente fique seca e que o óleo espalhado anteriormente tenha desaparecido, pelo que é aconselhado que volte a ser nova e devidamente oleada – isto é, depois de a corrente já estar seca de água.

4- Não deixe a sua BTT ao sol por mais tempo do que o necessário


Finalmente, conseguiu limpar e lavar a sua bicicleta! No entanto, prevenindo o aparecimento de ferrugem e a consequente degradação da sua estrutura, uma bicicleta não deve ser deixada ao sol durante mais tempo do que o necessário para secar. Se possível, até pode ser secada com a ajuda de um pano.

Dito isto, já não há desculpas para haver desleixo na limpeza das suas bicicletas de BTT!

Fonte: http://blog.benebike.com

Sem comentários:

Com tecnologia do Blogger.