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Como escolher o capacete?





Sabemos que o capacete é vital para a nossa segurança na bicicleta, mas mais importante é termos um bom capacete adequado a nós e à modalidade que praticamos


Por isso deixo aqui este guia para ajudar a escolher o melhor capacete dentro do orçamento disponível de cada um, porque dentro das marcas, modelos e cores existe uma larga variedade de preços. O preço é um factor importante, mas há outros aspectos que devemos ter em consideração na escolha e que farão toda a diferença para fazermos a escolha acertada.


Qual o uso que lhe vai dar?

Lazer ou urbano: um capacete simples, não precisa de grande ventilação, nem precisa ser muito leve e pode usar com ou sem pala.

Ciclismo de estrada: um capacete leve, bem ventilado e muito confortável, pois vamos passar longas horas a pedalar e muitas vezes de baixo de algum calor, o capacete deve ter uma boa aerodinâmica e não devemos um capacete com pala.

BTT/ Trail: o capacete deve ter uma boa ventilação e tem de ser leve, principalmente nos praticantes de XCO ou XCM, onde o esforço vai ser maior, por norma o capacete de BTT tem uma protecção superior na zona da nuca e pode ou não ser usado com pala, muitos atletas optão por usar um capacete de estrada no BTT para tirar máxima vantagem no que diz respeito à ventilação e peso, no entanto em activadades como Trail ou Enduro são aconselhados vivamente os modelos específicos de BTT
Contra-relógio e Pista: nestes casos o capacete tem como características o baixo peso e a aerodinâmica, aqui a ventilação passa para segundo plano, entretanto hoje em dia já se consegue um bom compromisso entre aerodinâmica e ventilação, alguns destes modelos tem  ainda viseira (óculos) incorporados.

BMX e Downhill: estes capacetes possuem protecção para a zona do queixo, e são chamados de capacetes integrais, para oferecer ao praticante a máxima protecção possível. 

Criança: no capacete para criança o principal factor a ter em conta é a escolha do tamanho correcto, é um facto que as crianças estão em crescimento, mas devemos sempre comprar o tamanho adequado para a altura em que o vai usar, se adquirimos um capacete muito grande o mesmo pode desajustar-se facilmente ou até mesmo saltar da cabeça em caso de queda. 

Qual o tamanho adequado?
A melhor forma de saber o tamanho correto do capacete é medir o perímetro da cabeça, tal como indica no quadro em baixo.




Como ajustar o capacete?
Quase todos os capacetes possuem um regulador na zona da nuca que auxilia no ajuste. Antes de colocar o capacete na cabeça ajusta esse regulador para a largura máxima, de seguida coloca o capacete e aperta esse ajuste até sentir o capacete firme e confortável. Depois disto temos as fivelas, que devem estar ajustadas de forma a que consigamos rodar, levantar e baixar a cabeça sem sentir nenhum aperto.
Qual a posição correta do capacete?
Usar um capacete numa posição incorrecta é praticamente o mesmo que não usar nada, o capacete deve estar posicionado por forma a tapar metade da testa.




Quando devemos trocar de capacete?
Em caso de queda em que o capacete tenha batido no chão, devemos troca-lo de imediato, pois aparentemente pode ter ficado intacto, mas estruturalmente pode ter sofrido algum dano invisível que poderá colocar a  vida em risco.


O porquê de um capacete com tecnologia MIPS?

Através de diversos estudos, a equipa que desenvolveu o sistema MIPS percebeu que os impactos que um ciclista sofre em uma queda não são linearmente de cima para baixo como sugerem os testes de capacetes, mas sim impactos em ângulo. Tal situação gera uma força de rotação na cabeça, fazendo com que o cérebro se movimente dentro do crânio com violência, resultando em lesões que podem ser muito graves.









Observações:
Peso: Quanto menor o peso mais confortável será o capacete, mas também mais caro, por isso escolhe um de acordo com o custo vs benefício compatível com o orçamento disponível.
 Ventilação:a ventilação é uma parte importante num capacete, quanto mais exigente for a modalidade que pratica mais ventilado tem de ser o capacete, à excepção dos capacetes de contra-relógio em que o principal factor é a aerodinâmica, no entanto hoje em dia, já existem capacetes aerodinâmicos com uma ventilação bastante boa.

Fonte:

http://santiagobikes.com


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