Xiaomi AMAZFIT STRATOS - Analise, Unboxing e utilização
Já aqui falei do AMAZFIT PACE e agora chegou a vez de falar do mais recente relógio da XIAOMI o XIAOMI AMAZFIT STRATOS.
Com o Amazfit Stratos, a XIAOMI está a elevar a fasquia dos seus relógios inteligentes para desportistas.
Este relógio oferece suporte para múltiplos desportos e ainda conta com a sincronização com STRAVA que é hoje um dos requisitos mais procurados.
Na minha opinião este relógio tem um design muito bem conseguido. Não é perfeito, mas pode funcionar muito bem para aqueles que querem um wearable de fitness acessível.
Vamos então conhecer em pormenor.
Uma caixa bem profissional, como já característica.
Bem embalado, por debaixo trazia outra caixa branca.
Nessa caixa vinha o relógio bem acondicionado com os restantes componentes.
A caixa trazia:
Adoro o design deste relógio. Simples com três botões do Lado direito.
O botão do meio é o maior e o botão de cima tem uma risca vermelha porque é também o botão power, além de outras funcionalidades.
Todo ele tem um design axadrezado, com fibra de carbono.
Por baixo tem os 4 pinos de carregamento, além do sensor dos batimentos cardíacos.
O ecrã é gorila Glass, super resistente e vê-se bem em qualquer tipo de luminosidade.
Como podem ver, acho-o extremamente bonito.
Com outro mostrador.
Ecrã: ecrã sensível ao toque LCD com resolução de 1,34 pol. (34 mm) e resolução de 320 x 320 pixeis feita com vidro 2.5D Gorilla Glass.
Resistência à água: 5 ATM (aproximadamente 50 metros).
Armazenamento (ROM): 4GB para armazenamento de dados e música.
Braceletes: Braceletes padrão de 22 mm com pinos de libertação rápida.
Conectividade e sensores: Bluetooth 4.2, WiFi, GPS, GLONASS, HR óptico, barómetro, bússola, acelerómetro.
Bateria: 280 mAh. Avaliado por 20 horas em modo de treino com GPS, cinco dias em uso regular e 11 dias com notificações limitadas e uso básico.
Dimensões: 47,5 mm de diâmetro x 11,7 mm e 70 gramas (2,5 onças)
O Amazfit Stratos parece muito bom e é criado com materiais de alta qualidade. Ele tem 2.5D Gorilla Glass no visor, uma moldura de cerâmica, botões de aço inoxidável, fibra de carbono, caixa de relógio de plástico e uma banda de silicone.
É confortável e bem construído. O relógio é considerado grande, eu gosto deles assim. Tem mais ou menos o tamanho do Garmin Fénix 5.
O ecrã é colorido subtilmente, sensível ao toque.
Existem três botões no lado direito e eles têm muitas funções.
O botão superior tem as seguintes funções:
Se pressionar rapidamente o botão inferior alterna os widgets para a direita e rola para baixo enquanto um se pressionar continuamente esse botão leva-te à lista de notificações.
O monitor de frequência cardíaca é centralizado na parte traseira com quatro pontos de conexão para o carregador acima do sensor de frequência cardíaca.
O relógio encaixa com segurança no encaixe que é alimentado via USB-A.
As braceletes são super rápidas e metes e tiras com uma facilidade incrível. Têm uma largura de 22mm e podes adquirir outras facilmente no link a seguir: Braceletes.
Uma faixa de silicone de 22mm bastante padrão está incluída com pinos de liberação rápida. Você tem a opção de comprar qualquer número de bandas de 22mm da Amazon ou de outros revendedores para personalizar sua experiência.
Tal como no Amazfit Pace o Stratos utiliza a aplicação Amazfit Watch que está disponível para download para Android e iOS.
Eu estava a utilizar o PACE por isso já não precisei de instalar a aplicação. A única coisa que tive que fazer foi fazer o Unpair do PACE, porque este agora tinha novo dono e adicionar o Stratos à aplicação.
O processo não poderia ter sido mais simples.
Ao fim de fazer Unpair. Fiz Pair do Stratos.
Posto isto ele dá o QR code e sincroniza logo com a aplicação, perguntando se querias sincronizar os teus dados já existentes. O que foi excelente, eu tinha algum receio. E o Stratos passou a ter todos os dados também eles recolhidos pelo PACE.
O relógio é activado por um pacote de software personalizado que possui um mostrador de relógio com widgets e aplicativos que você percorre e configura no aplicativo do smartphone. Mal acabou de ligar pediu para instalar uma nova versão do firmware que eu fiz prontamente.
A aplicação é super simples e intuitiva de usar.
É talvez a aplicação mais procurada pelos atletas e torna-se hoje um requisito antes de comprara qualquer smartwatch para fazer desporto: Sincroniza com o Strava? é a pergunta da moda....
Pois bem, o AMAZFIT já é super completo e ainda mais fica porque permite adicionar a tua conta STRAVA e consequentemente permite partilhares as tuas atividades no STRAVA.
Para então adicionares a tua conta STRAVA, vais a Profile e clicas em Add accounts.
Existem nove widgets e aplicações para escolher:
Por padrão, eles vêm instalados e para acederes é deslizar para a direita ou para a esquerda pelos widgets disponíveis. Pode ainda personalizar a ordem desses widgets na aplicação do smartphone.
Pressione o botão de cima para activar o relógio. Deslizar para cima para revelar notificações e da esquerda para a direita para cancelar uma notificação. Deslize para baixo a partir do mostrador do relógio para ver a conectividade, status da bateria, data, hora, clima, modo silencioso, modo de avião, brilho e menu de configurações.
As configurações do relógio incluem conexão, formato de hora, unidades, activação ao aumentar, upload automático e muito mais. Podes controlar e configurar quase tudo no próprio relógio, mas precisas de uma conexão com o smartphone para tornar o relógio totalmente funcional e capaz de usar.
A nível de desportos suportados o Stratos suporta todos estes desportos:
No que diz respeito ao à contagem de passos, o Amazfit está bastante alinhado com a maioria dos outros smartwatch de fitness. Conta muito bem os passos e em relação aos topos de gama pouco difere.
Eu testei o Relógio no Running, BTT e caminhada.
Dados muito satisfatórios.
Running
Quando praticas esta actividade o relógio exibes seguintes informações no ecrã: Tempo total, Distancia, HR Pace, AVG pace, Cadencia Velocidade Média, Velocidade, Altitude, Distancia Ganha, Acumuado, Calorias, Elevação Perdida, TE, Gráfico de frequência e a Rota GPS. A ordem em que todas estes dados são exibidos faz muito sentido e é super simples de navegar, deslizando o dedo para ver todos os dados.
Ciclismo
Quando praticas esta actividade o relógio exibes seguintes informações no ecrã: Tempo, Distancia, Frequência Cardíaca, Velocidade, Velocidade Média, Altitude, Distancia ganha, Acumulado, Elevação, Elevação perdida, Calorias, Gráfico de Frequência Cardíaca e a Rota GPS.
Tudo muito bem ordenado e com clareza de visualização.
Normalmente um relógio com estas especificações não custa menos de 350€, mais coisa menos coisa. Por isso por um preço a rondar os 160-170€ é fácil de perdoar algumas falhas deste relógio.
Tem uma bateria sólida e incorpora materiais de fibra de carbono, cerâmica e plástico. Passei os últimos dias a testar o relógio tanto em ciclismo, running e caminhada. Dormi com ele, tomei banho com ele, resumindo, nunca o tirei.
É sem dúvida um produto bastante atraente.
Existe uma opção de ritmo cardíaco contínuo, mas parece que apenas regista a frequência cardíaca durante um treino. Assim, não parece que uma verdadeira frequência cardíaca em repouso possa ser registada no Stratos e isso é um indicador importante para a saúde diária.
O módulo do sono mostra um sono profundo e leve, juntamente com o tempo de vigília. Também mostra quando adormeces e acordas. É bastante preciso, mas claramente não tão avançado quanto outros dispositivos. Um ponto contra!
Uma conexão WiFi Direct é configurada no relógio para que a transferência de música seja rápida. Não há serviços de música suportados no Stratos Amazfit, precisas de possuir a música que desejas ouvir. Se tivesse era top!
A lista de especificações para o Amazfit Stratos é impressionante e a quantidade de dados capturados durante uma actividade medida está além do que vemos com todos os dispositivos habilitados para GPS, excepto os de maior alcance.
No entanto o principal cancro pode ser mesmo a aplicação que não mostra dados suficientes ou ainda é um pouco limitada. Mas isso resolve-se com a possibilidade de te conectares manualmente ao relógio por meio de USB e guardares o arquivo GPX exportado para fazer o upload dos dados para os teus serviços preferidos.
A frequência cardíaca comparei com os dados do Fenix 5 e pouco diferem, claro que os do Fenix 5 são mais exactos e tem o uso de banda que ainda optimiza ainda mais essa recolha de dados, o Stratos não tem essa hipótese o que é um ponto contra.
O ecrã parece óptimo sob a luz directa do sol.
O Amazfit Stratos Amazfit é um grande relógio, de tamanho próximo do Fenix 5.
A duração anunciada da bateria do relógio padrão de cinco dias é exacta. Enquanto no modo GPS com música a tocar no Stratos, a bateria some a um ritmo alucinante.
O Stratos Amazfit transmite música para todos os phones bluetooth sem problemas e com bastante estabilidade.
Outro dos pontes fracos do Stratos é que não tem suporte para um serviço de streaming de música, não tem LTE integrado, e não tem como conectar outros acessórios (cadência de bicicleta ou sensores de velocidade, por exemplo).
Mas na minha óptica é uma excelente compra, a um preço muito razoável tendo em conta as funcionalidades que trás.
Link de Compra: http://bit.ly/2x4GJaz
Método de envio: Priority Line - EU Express
Com o Amazfit Stratos, a XIAOMI está a elevar a fasquia dos seus relógios inteligentes para desportistas.
Este relógio oferece suporte para múltiplos desportos e ainda conta com a sincronização com STRAVA que é hoje um dos requisitos mais procurados.
Na minha opinião este relógio tem um design muito bem conseguido. Não é perfeito, mas pode funcionar muito bem para aqueles que querem um wearable de fitness acessível.
Vamos então conhecer em pormenor.
Unboxing
Uma caixa bem profissional, como já característica.
Bem embalado, por debaixo trazia outra caixa branca.
Nessa caixa vinha o relógio bem acondicionado com os restantes componentes.
A caixa trazia:
- Manual em Inglês;
- Amazfit Stratos;
- Carregador do Stratos;
Design
Adoro o design deste relógio. Simples com três botões do Lado direito.
O botão do meio é o maior e o botão de cima tem uma risca vermelha porque é também o botão power, além de outras funcionalidades.
Todo ele tem um design axadrezado, com fibra de carbono.
Por baixo tem os 4 pinos de carregamento, além do sensor dos batimentos cardíacos.
O ecrã é gorila Glass, super resistente e vê-se bem em qualquer tipo de luminosidade.
Como podem ver, acho-o extremamente bonito.
Com outro mostrador.
Especificações
Ecrã: ecrã sensível ao toque LCD com resolução de 1,34 pol. (34 mm) e resolução de 320 x 320 pixeis feita com vidro 2.5D Gorilla Glass.
Resistência à água: 5 ATM (aproximadamente 50 metros).
Armazenamento (ROM): 4GB para armazenamento de dados e música.
Braceletes: Braceletes padrão de 22 mm com pinos de libertação rápida.
Conectividade e sensores: Bluetooth 4.2, WiFi, GPS, GLONASS, HR óptico, barómetro, bússola, acelerómetro.
Bateria: 280 mAh. Avaliado por 20 horas em modo de treino com GPS, cinco dias em uso regular e 11 dias com notificações limitadas e uso básico.
Dimensões: 47,5 mm de diâmetro x 11,7 mm e 70 gramas (2,5 onças)
Hardware
O Amazfit Stratos parece muito bom e é criado com materiais de alta qualidade. Ele tem 2.5D Gorilla Glass no visor, uma moldura de cerâmica, botões de aço inoxidável, fibra de carbono, caixa de relógio de plástico e uma banda de silicone.
É confortável e bem construído. O relógio é considerado grande, eu gosto deles assim. Tem mais ou menos o tamanho do Garmin Fénix 5.
O ecrã é colorido subtilmente, sensível ao toque.
Existem três botões no lado direito e eles têm muitas funções.
O botão superior tem as seguintes funções:
- Pressione rapidamente: alternar widgets para a esquerda e rolar para cima;
- Pressão longa: exibe a interface de configuração rápida e retorna à interface anterior;
- Pressione por 4 segundos: Ligue o relógio;
- Pressione por 6 segundos: exiba a interface de reinicialização e desliga o relógio;
- Pressione por 10 segundos: desliga o relógio;
Se pressionar rapidamente o botão inferior alterna os widgets para a direita e rola para baixo enquanto um se pressionar continuamente esse botão leva-te à lista de notificações.
O monitor de frequência cardíaca é centralizado na parte traseira com quatro pontos de conexão para o carregador acima do sensor de frequência cardíaca.
O relógio encaixa com segurança no encaixe que é alimentado via USB-A.
As braceletes são super rápidas e metes e tiras com uma facilidade incrível. Têm uma largura de 22mm e podes adquirir outras facilmente no link a seguir: Braceletes.
Uma faixa de silicone de 22mm bastante padrão está incluída com pinos de liberação rápida. Você tem a opção de comprar qualquer número de bandas de 22mm da Amazon ou de outros revendedores para personalizar sua experiência.
Funcionalidades e Amazfit Watch
Tal como no Amazfit Pace o Stratos utiliza a aplicação Amazfit Watch que está disponível para download para Android e iOS.
Eu estava a utilizar o PACE por isso já não precisei de instalar a aplicação. A única coisa que tive que fazer foi fazer o Unpair do PACE, porque este agora tinha novo dono e adicionar o Stratos à aplicação.
O processo não poderia ter sido mais simples.
Ao fim de fazer Unpair. Fiz Pair do Stratos.
Posto isto ele dá o QR code e sincroniza logo com a aplicação, perguntando se querias sincronizar os teus dados já existentes. O que foi excelente, eu tinha algum receio. E o Stratos passou a ter todos os dados também eles recolhidos pelo PACE.
O relógio é activado por um pacote de software personalizado que possui um mostrador de relógio com widgets e aplicativos que você percorre e configura no aplicativo do smartphone. Mal acabou de ligar pediu para instalar uma nova versão do firmware que eu fiz prontamente.
A aplicação é super simples e intuitiva de usar.
A primeira interface que aparece tem o status da tua actividade diária: Actividade, Ultima medição dos batimentos cardíacos, as tuas horas de sono da noite anterior.
Se mudares para a aba Sport podes consultar todas as tuas actividades desportivas bem como os respectivos dados.
Na aba Profile pode fazer múltiplas coisas., definir os teus dados pessoais, as definições e podes configurar o teu relógio a partir da aplicação.
Basta ires a My Watch: a partir dai podes definir o mostrador, os widgets que queres que apareçam e também a configuração destes, como por exemplo as unidades! Tem 14 Watch Faces que podes escolher!
Podes ainda ver as actualizações de ROM e actualizar o teu relógio. Podes também fazer o unpair no caso de trocares ou mudares de relógio.
Sincronização com STRAVA
É talvez a aplicação mais procurada pelos atletas e torna-se hoje um requisito antes de comprara qualquer smartwatch para fazer desporto: Sincroniza com o Strava? é a pergunta da moda....
Pois bem, o AMAZFIT já é super completo e ainda mais fica porque permite adicionar a tua conta STRAVA e consequentemente permite partilhares as tuas atividades no STRAVA.
Para então adicionares a tua conta STRAVA, vais a Profile e clicas em Add accounts.
De seguida clicas em STRAVA e só configures com as tuas credenciais.
Utilização Stratos
Existem nove widgets e aplicações para escolher:
- Meteorologia: Previsão do tempo a 5 dias;
- Batimentos Cardíacos: Para verificares o teu pulso sempre que quiseres;
- Musica: Tens 4GB de ROM onde podes armazenar muita musica e ouvir através de uns phones Bluetooth;
- Alarme: Para acordares todas as manhãs;
- Bússola: Uma forma de te orientares quando fazes exercício;
- Cronometro;
- Monitorização Sono: Monitoriza o teu sono todas as noites, desde sono profundo ao leve, a que horas acordaste, a que horas adormeceste, etc.
- Centro de Treinos: Excelente opção para os runners. Permite definir quais os planos que queres para as tua actividade e assim optimizar a tua performance.
- Timer: Um opção para definires os teus tempos de treino ou prova.
Por padrão, eles vêm instalados e para acederes é deslizar para a direita ou para a esquerda pelos widgets disponíveis. Pode ainda personalizar a ordem desses widgets na aplicação do smartphone.
Pressione o botão de cima para activar o relógio. Deslizar para cima para revelar notificações e da esquerda para a direita para cancelar uma notificação. Deslize para baixo a partir do mostrador do relógio para ver a conectividade, status da bateria, data, hora, clima, modo silencioso, modo de avião, brilho e menu de configurações.
As configurações do relógio incluem conexão, formato de hora, unidades, activação ao aumentar, upload automático e muito mais. Podes controlar e configurar quase tudo no próprio relógio, mas precisas de uma conexão com o smartphone para tornar o relógio totalmente funcional e capaz de usar.
A nível de desportos suportados o Stratos suporta todos estes desportos:
- Runnig
- Caminhada
- Ciclismo/BTT
- Natação Piscina
- Natação Ar Livre
- Running Indoor
- Ciclismo Indoor
- Treino Elíptico
- Escalada
- Trail
- Triatlo
- Ski
- Tennis
- Futebol
No que diz respeito ao à contagem de passos, o Amazfit está bastante alinhado com a maioria dos outros smartwatch de fitness. Conta muito bem os passos e em relação aos topos de gama pouco difere.
Eu testei o Relógio no Running, BTT e caminhada.
Dados muito satisfatórios.
Running
Quando praticas esta actividade o relógio exibes seguintes informações no ecrã: Tempo total, Distancia, HR Pace, AVG pace, Cadencia Velocidade Média, Velocidade, Altitude, Distancia Ganha, Acumuado, Calorias, Elevação Perdida, TE, Gráfico de frequência e a Rota GPS. A ordem em que todas estes dados são exibidos faz muito sentido e é super simples de navegar, deslizando o dedo para ver todos os dados.
Ciclismo
Quando praticas esta actividade o relógio exibes seguintes informações no ecrã: Tempo, Distancia, Frequência Cardíaca, Velocidade, Velocidade Média, Altitude, Distancia ganha, Acumulado, Elevação, Elevação perdida, Calorias, Gráfico de Frequência Cardíaca e a Rota GPS.
Tudo muito bem ordenado e com clareza de visualização.
Veredicto
Normalmente um relógio com estas especificações não custa menos de 350€, mais coisa menos coisa. Por isso por um preço a rondar os 160-170€ é fácil de perdoar algumas falhas deste relógio.
Tem uma bateria sólida e incorpora materiais de fibra de carbono, cerâmica e plástico. Passei os últimos dias a testar o relógio tanto em ciclismo, running e caminhada. Dormi com ele, tomei banho com ele, resumindo, nunca o tirei.
É sem dúvida um produto bastante atraente.
Existe uma opção de ritmo cardíaco contínuo, mas parece que apenas regista a frequência cardíaca durante um treino. Assim, não parece que uma verdadeira frequência cardíaca em repouso possa ser registada no Stratos e isso é um indicador importante para a saúde diária.
O módulo do sono mostra um sono profundo e leve, juntamente com o tempo de vigília. Também mostra quando adormeces e acordas. É bastante preciso, mas claramente não tão avançado quanto outros dispositivos. Um ponto contra!
Uma conexão WiFi Direct é configurada no relógio para que a transferência de música seja rápida. Não há serviços de música suportados no Stratos Amazfit, precisas de possuir a música que desejas ouvir. Se tivesse era top!
A lista de especificações para o Amazfit Stratos é impressionante e a quantidade de dados capturados durante uma actividade medida está além do que vemos com todos os dispositivos habilitados para GPS, excepto os de maior alcance.
No entanto o principal cancro pode ser mesmo a aplicação que não mostra dados suficientes ou ainda é um pouco limitada. Mas isso resolve-se com a possibilidade de te conectares manualmente ao relógio por meio de USB e guardares o arquivo GPX exportado para fazer o upload dos dados para os teus serviços preferidos.
A frequência cardíaca comparei com os dados do Fenix 5 e pouco diferem, claro que os do Fenix 5 são mais exactos e tem o uso de banda que ainda optimiza ainda mais essa recolha de dados, o Stratos não tem essa hipótese o que é um ponto contra.
O ecrã parece óptimo sob a luz directa do sol.
O Amazfit Stratos Amazfit é um grande relógio, de tamanho próximo do Fenix 5.
A duração anunciada da bateria do relógio padrão de cinco dias é exacta. Enquanto no modo GPS com música a tocar no Stratos, a bateria some a um ritmo alucinante.
O Stratos Amazfit transmite música para todos os phones bluetooth sem problemas e com bastante estabilidade.
Outro dos pontes fracos do Stratos é que não tem suporte para um serviço de streaming de música, não tem LTE integrado, e não tem como conectar outros acessórios (cadência de bicicleta ou sensores de velocidade, por exemplo).
Mas na minha óptica é uma excelente compra, a um preço muito razoável tendo em conta as funcionalidades que trás.
Onde comprar
Link de Compra: http://bit.ly/2x4GJaz
Método de envio: Priority Line - EU Express
Parabéns pela matéria, me convenceu de que vale os R$ 700,00 hoje na banggood e Aliexpress, abraços do Brasil!
ResponderEliminarEle possui sensores de cadência ou é compatível algum sensor para ele?
ResponderEliminarNão, nem tem nada compatível
EliminarEle tem altímetro e barômetro?
ResponderEliminarTem altímetro, barómetro não
EliminarO Altímetro só está disponível quando inicias uma actividade.
Eliminaraumentar luminosidade alguém sabe?
ResponderEliminarNo proprio relogio, andas para cima, no símbolo sol, clicas até ao nivel 5
EliminarCOmprei um Stratos, mas o GPS não está funcionando...será que tem alguma configuração que devo fazer?
ResponderEliminarMeu tinha acontecido isso, foi no sicronizar com o celular eu selecionei o Stratos 3 (primeiro da lista), refiz a instalação com o relogio correto na lista e deu certo.
EliminarSincroniza tudo no Zeep, menos atividade física (pedalada). Acontecendo com mais alguém? já dei reset no relógio mas não resolve...
ResponderEliminarO meu tbm acontece. Reinicia o smartwatch, vai na atividade, carrega. Quando ele mostrar o mapa da rota estará pronto para carregar no celular. Conecta manualmente o bluetooth e logo abre o aplicativo. Mesmo assim ele vai ser bardoso, puxa para sincronizar até ele salvar a atividade. Todos os smartwatch da marca tem problemas com a conexão bluetooth. Valeu
EliminarValeu!!
Eliminar